Resenha | Cilada, de Harlan Coben



Cilada, foi o livro que me fez conhecer um escritor único que é Harlan Coben, e foi com esse livro que Harlan, conquistou o título de meu escritor favorito e Cilada, foi um dos livros que mais reli, tornando-se meu livro favorito do gênero romance policial/suspense. Este foi o primeiro contato que tive com o autor, mas desde de então li outros livros dele, que futuramente terá resenha no blog.

Em Cilada, o autor vai narrar duas histórias: o da família McWaid, que em um determinado dia tiveram a sua filha mais velha, Haley desaparecida. E a outra é o caso de Dan Mercer, um homem que está sendo acusado de pedofilia. As histórias vão ter em comum, a jornalista Wendy Tynes, que busca respostas para ambos os casos e tenta convencer a todos que Dan, é um pedófilo e que está envolvido no sumiço de Haley.




Além de trazer a história da família McWaid e de Mercer, o autor consegue desenvolver várias subtramas, que vão sendo explicadas com o decorrer da história. Cilada vai explorar diferentes temas, pedofilia, desaparecimento de menores – que muitas vezes não tem solução –, e de como alguns jornalistas simplesmente publicam suas matérias, sem se preocupar de como vão afetar as pessoas. Harlan consegue com facilidade manipular o leitor, fazer com que ele pense que está prevendo o que irá acontecer, mas que na verdade ninguém sabe o desfecho até que a última linha seja lida. Além da trama ser bem preparada, os personagens são outro ponto bem forte e positivo para a história, eles são ambíguos, sendo impossível do leitor saber se o que eles dizem é verdade ou não.

O livro é daqueles que deixa o leitor com uma sede insaciável pela leitura, mas é preciso muito fôlego para acompanhar toda a história, que envolve muito drama, suspense, ação, e claro uma boa emoção. Harlan consegue fazer milagres, e faz com que uma cena que tem de tudo para ser tediosa, acabe sendo de extrema importância para a trama e dando de forma indireta as respostas que os leitores tanto desejam saber.




Em Cilada, temos a junção de vingança, compaixão, e a procura do perdão, para estar bem consigo mesmo. Não irei falar mais sobre enredo do livro, pois a mais simples descrição dos personagens, podem resultar em spoilers. Resumindo Cilada é um livro que todo fã de suspense deve ler, e quem não é, deve dar uma oportunidade para conhecer o livro e se surpreender com a história, que é cheia de emoções e surpresas.


Nota:
Ficha Técnica:

Título: Cilada
Título Original: Caught
Autor (a): Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano de Lançamento: 2010
Sinopse: 
Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior.. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

0 comentários:

Postar um comentário