Resenha | Em Chamas, de Suzanne Collins


E hoje é dia de falar de Em Chamas, o segundo livro da saga Jogos Vorazes. O primeiro livro já tem resenha aqui no blog, e caso você ainda não tenha lido ao primeiro livro, não indico ler muito a resenha, porque com certeza vai ter spoilers. Mas continuando, nesse segundo livro, vamos saber como ficou a vida de Katniss e Peeta após a 74ª edição dos Jogos Vorazes, e que foi uma edição e tanto, ao deixar não apenas uma pessoa vencer, mas um casal e do mesmo distrito.

Katniss, junto com a sua mãe e sua irmã mais nova, Primrose mudaram-se para uma casa maior que fica na aldeia dos vitoriosos, mas além disso a vida da Katniss mudaria para sempre já que teria que viver cheia de câmeras e como vencedora teria que treinar toda garota tributa do distrito 12, mas ela não imagina como fazer isso. Peeta ao contrário de Katniss está se acostumando com a nova vida e sendo aquele mesmo garoto que toda a Capital ama.


Como todo vitorioso, os atuais campeões devem viajar por todos os distritos, para discursar sobre os Jogos Vorazes, mas o problema é ter que encarar as famílias dos tributos que eles tiveram que matar. Porém o presidente Snow, não ficou nada convencido Katniss e Peeta sendo um casal, muito menos com os discursos que foram feitos nos distritos, e sente que Katniss pode ser uma ameaça por uma possível rebelião.

Então Snow fez o inimaginável, para punir Katniss no aniversário do 75ª edição dos Jogos Vorazes, o presidente diz que as escolhas dos tributos seriam já dos vitoriosos, que teriam que lutar novamente por sua vida. Katniss não teria tanta sorte como na edição passada, que todo mundo eram estranho, nesse novos jogos, a garota é uma estranha já que os outros vitoriosos são velhos conhecidos e fariam aliança com uma maior facilidade.


Esse segundo livro é incrível, Suzanne continua com a mesma escrita de Jogos Vorazes, que prende o leitor e proporciona um livro cheio de ação, suspense e emoção. Em chamas traz novos personagens e faz com que qualquer leitor se identifique com eles, no meu caso, eu me apaixonei pela Johanna Mason que é uma mulher simplesmente incrível. Não dá para descrever o livro de tão bom que ele é, então a única coisa que eu posso pedir é que se você ainda leu, não perca mais tempo e comece a ler essa grande aventura.

Nota:


Ficha Técnica:
Título: Em Chamas
Título Original: Catching Fire
Autor (a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 416
Ano de Lançamento: 2011
Sinopse: Em Chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, que mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, a saga ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para 23 de março de 2012. A direção do longa está a cargo de Gary Ross (Quero Ser Grande/Seabiscuit) e a protagonista Katniss será interpretada por Jennifer Lawrence, finalista ao Oscar de melhor atriz deste ano por Inverno da Alma. A trilogia manteve-se por 130 semanas consecutivas na prestigiada lista do jornal The New York Times.

Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de uma situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.
Ambientado num futuro sombrio, a série é pioneira de uma tendência que vem ganhando força no mercado de best-sellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 42 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias. Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade atual – ao sensacionalismo, ao desperdício e à violência – e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.


Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

0 comentários:

Postar um comentário