Resenha | Extraordinário, de R. J. Palacio


Como falar de Extraordinário, sem se emocionar? Um livro simplesmente incrível, na qual R. J. Palacio escreve uma história que consegue prender o leitor do começo ao fim. A mensagem que a autora consegue transmitir, é maravilhosa e talvez é algo tão grande, que é possível na resenha eu não consiga transmitir tudo que eu gostaria de falar.

Mas vamos falar sobre a obra, em Extraordinário somos apresentado a August Pullman, mas que prefere ser chamado de Auggie, um garoto de apenas dez anos, que possui uma síndrome genética que lhe deixou com uma deformidade facial. Por mais que tenham feitas várias cirurgias, para melhorar o máximo possível o rosto da criança, Auggie ainda não tem um rosto dito como normal, e isso faz com que o garoto tenha vergonha de sair para a rua, impede o de ter vários amigos e até mesmo impossibilita o garoto de frequentar uma escola. Aliás, impedia August de ir à escola, pois agora mesmo com o garoto ainda tendo vergonha de seu rosto, os pais de Auggie decidiram que era hora dele frequentar uma escola.




O livro é dividido em oito partes, cada parte é narrado por um personagem diferente, desde Auggie, passando por sua irmã Via, e até por seus novos amigos que ele faz amizade na escola. Nisso o leitor tem uma melhor visão sobre August e também de como os outros personagens o enxergam e explicam o porquê de algumas de suas ações, que muitas vezes podem ter magoado Auggie.

Em Extraordinário é explorado muito bem o bullying que algumas crianças sofrem na escola por ser diferente, e R. J. Palacio consegue escrever de maneira leve e ao mesmo tempo bem crítica sobre o assunto, de como às vezes as crianças podem ser más e algumas vezes sem perceber – algumas vezes, viu? – e que é papel dos adultos fazerem o perceber que isso é errado e que devem mudar de atitudes.


Com o livro Extraordinário, a mensagem de amor, amizade, família e superação é transmitido de maneira bem clara. Um livro cheio de lição e que todo mundo deveria ler, independentemente da idade, algum aprendizado o leitor vai ter depois de fazer essa leitura. Tudo que Auggie passou e com tão pouca idade, vai fazer o leitor refletir mais sobre suas atitudes e de como as diferenças devem ser respeitada.

Nota:

Ficha Técnica:
Título: Extraordinário 
Título Original: Wonder
Autor (a): R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano de Lançamento: 2013
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 
R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

1 comentários:

  1. Olá, gostei muito da sua resenha. Fizemos resenha dele também no nosso blog. Gostaria muito que você desse uma olhada.

    http://www.livroseinsonia.com/2017/11/resenha-extraordinario_22.html?m=1

    ResponderExcluir