Resenha | Jogos Vorazes, de Suzanne Collins


Sabe aquele seu livro favorito da estante? Pois bem, o meu é a saga Jogos Vorazes, principalmente ao primeiro livro, que é um dos primeiros livros que fez eu me apaixonar por esse mundo literário. Mas desde a criação do blog, nunca postei nenhuma resenha dos livros da trilogia, então eu acabei relendo toda a série, para poder está escrevendo a resenha para vocês. Eu sei que sou bem atrasadão, como costume, mas finjam que é um lançamento e que vocês não sabem a história, para dá uma força para mim.

Jogos vorazes é uma distopia, que se passa em Panem – que seria a América do Norte – mas o local foi dividido em treze distritos, porém o distrito 13 foi destruído por se rebelar contra a Capital – distrito 1 –, e para que nenhum distrito se rebelasse novamente, foi criado então os Jogos Vorazes, um “jogo” que selecionaria 12 garotas e 12 garotos de cada distrito, entre idade de 12 a 18 anos, onde lutariam até que apenas um sobrevivesse.


Temos como personagem principal Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que mora no distrito 12, o distrito mais pobre e que a população tem como fonte de renda as minas, às mesmas minas onde Katniss perdeu o seu pai, após isso, a garota passa a ser responsável por sustentar sua mãe e irmã mais nova, e junta com seu melhor amigo Gale, a garota vivencia várias aventuras na floresta, que é o local onde consegue seus alimentos e viver sua vida o mais tranquilo possível. Mais isso logo mudaria...

Chegou o tão esperado sorteio dos tributos, a Panem toda está em caos para saber quem seriam os próximos participantes dos Jogos Vorazes, Katniss e Gale colocaram seus nomes várias vezes para que pudessem ganhar mais alimentos, porém Katniss fez tudo que podia para que o nome de Primrose, sua irmã mais nova, só fosse colocado uma vez, para que ela não tivesse grandes chances de ser sorteada. Porém contra todas as probabilidades, Prim acaba sendo sorteada, e Katniss frente aquilo acaba se voluntariando para que sua irmã fosse poupada daquele jogo mortal e junta-se ao Peeta garoto selecionado do seu distrito.


Depois disso Katniss e Peeta são levado para a Capital, onde são bem treinados – ou pelo menos perto disso –, para que possam ter pelo menos alguma chance de não serem os primeiros a morrer, já que durante todo os 73 jogos que já houveram, o distrito 12 só teve um vencedor. Mas a todo instante Katniss pensa em sua irmã e sua mãe, de como elas poderiam morrer de fome, caso ela não volte para casa, já que ela que é a provedora da casa.

Jogos Vorazes é um livro excelente do começo ao fim, cheio de ação e personagens que nos deixam zangados ou que conquistam o coração do leitor com uma facilidade – que é o caso da Rue –. Katniss é uma garota bem forte, determinada e que também não se abala fácil. Suzanne Collins tem uma escrita maravilhosa, que prende o leitor até a última página. Então quem ainda não leu, leia, porque eu tenho certeza que você não irá se arrepender.

Nota:

Ficha Técnica:
Título: Jogos Vorazes
Título Original: The Hunger Games
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 400
Ano Lançamento: 2010
Sinopse: Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura, Jogos Vorazes é o novo fenômeno da literatura jovem. Com um mote surpreendente, o livro, que está há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, ganhou elogios de Rick Riordan, Stephenie Meyer e outros formadores de opinião e rendeu à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time.
Ambientado num futuro sombrio, Jogos Vorazes é pioneiro de uma tendência que vem ganhando força no mercado de best-sellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. Primeiro volume de uma trilogia, o livro narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída sobre as ruínas de um lugar anteriormente conhecido como América do Norte. Com sua narrativa ágil e ousada, Jogos Vorazes foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem atraindo leitores de diversas faixas etárias.
Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a Capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.
Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.
Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade do espetáculo atual e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

0 comentários:

Postar um comentário